Sem categoria Equipe da Agência de Desenvolvimento visita aterro sanitário

Equipe da Agência de Desenvolvimento visita aterro sanitário

 

O diretor-presidente da Agência de Desenvolvimento, Trabalho e Renda, Marcos Andrade, fez uma visita na tarde desta segunda-feira (12) à Cooperativa de Catadores Recicla Conquista e ao aterro sanitário. O objetivo foi conhecer de perto a realidade dos catadores de resíduos sólidos e buscar soluções conjuntas para as demandas das pessoas envolvidas com a reciclagem de lixo.

Acompanhado do coordenador de Economia Solidária, Geovane Viana, e do coordenador de Economia Empresarial, Hélio Ribeiro, o presidente da agência se reuniu com a coordenadora do Núcleo Sócio-Educativo, psicóloga Joana Pagliarini, com o coordenador de logística, Paulo Marinho, e com o diretor-presidente da cooperativa, Adenilton da Silva.

Marcos Andrade afirmou que o prefeito Guilherme Menezes tem demonstrado especial interesse no avanço das políticas públicas voltadas ao fortalecimento da economia solidária. “A parceria permanente do governo municipal com as entidades que buscam garantir emprego e renda é uma das metas do prefeito Guilherme, por isso essa equipe técnica veio conhecer de perto a situação para melhor intervir”, afirmou.

Coordenador de Economia Solidária, Geovane Viana afirmou que, dentro da política de erradicação do “lixão”, o governo tem trabalhado a inclusão social e econômica dos catadores de materiais recicláveis, criando alternativas concretas para geração de emprego e renda. “O aterro sanitário é uma ação que valoriza tanto a questão da saúde do meio ambiente como a saúde pública econômica dos catadores”, afirmou.

…………………………………………………………………………………………………

RECICLA CONQUISTA – A Cooperativa de Catadores Recicla Conquista foi criada em 24 de novembro de 2004, conta atualmente com 70 catadores organizados. Os atuais cooperados trabalhavam há mais de uma década no lixão. São cidadãos que sustentam suas famílias coletando os materiais recicláveis do lixo e que, antes da formalização da cooperativa, trabalhavam sem nenhuma diretriz e organização, expostos às mais duras intempéries da exclusão social.

Hoje, a cooperativa tem um galpão provisório, um caminhão e todo equipamento necessário para realizar a coleta seletiva, triagem, prensagem e armazenagem de materiais recicláveis. Há uma direção eleita, composta exclusivamente de catadores cooperados, responsável pela administração da cooperativa. O presidente é o também catador Adenilton da Silva Santos.

COOPERATIVA DE CATADORES RECICLA CONQUISTA
Avenida Juracy Magalhães, 2790 – Felicia
Vitória da Conquista – Bahia
Tel: 3427-4948 / 8101-8209

.:: Confira a galeria de fotos >>

 

Fonte: PMVC

Compartilhe!

1 thought on “Equipe da Agência de Desenvolvimento visita aterro sanitário”

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens relacionadas