Conquista,PMVC Governo Municipal visita as obras do novo aeroporto de Vitória da Conquista

Governo Municipal visita as obras do novo aeroporto de Vitória da Conquista

O cronograma está sendo seguido rigorosamente em atendimento à demanda aeroportuária na região

Representantes do Governo Municipal, do Derba e do consórcio Top/Paviservice visitam as obras do novo aeroporto

A construção do novo aeroporto de Vitória da Conquista está avançando. Com o objetivo de acompanhar esse processo, uma comitiva do Governo Municipal* se dirigiu ao canteiro de obras, localizado a 7 km do perímetro urbano – à margem direita da BR-116 –, na manhã dessa quarta-feira, 3. A equipe foi acompanhada por representantes do Departamento de Infraestrutura e Transportes da Bahia (Derba) e do consórcio Top/Paviservice, que está executando a obra.

Em estágio avançado, a obra da área da pista de pouso está recebendo a compactação e pavimentação asfáltica

No local, máquinas estão sendo manejadas por cerca de 200 trabalhadores. Concluída a parte da terraplanagem, está sendo executada a fase de compactação e pavimentação da pista de pouso. Essa área, quando tiver concluída, terá 2.100 metros de extensão por 45 de largura, o que permitirá o pouso de aeronaves de grandes portes, a exemplo do Boeing 737-800.

‘Obras avançadas’– O cronograma está sendo seguido rigorosamente em atendimento à demanda aeroportuária na região, considerada uma das que mais crescem economicamente na Bahia. Para se ter uma ideia, em 2013, o número de passageiros alcançou 24 mil, chegando a ser dez vezes maior se comparado com o que foi registrado em 2005, quando foi registrada uma média de 2.400. “Estamos à frente do prazo que foi estipulado. O serviço está bastante adiantado e nossa proposta é terminar a construção do aeroporto antes do que determina o cronograma”, afirmou o representante do Derba na oportunidade, Roberto Almeida.

Roberto Almeida, representante do Derba

Para cumprir os procedimentos necessários para a edificação do novo aeroporto, foi imprescindível o empenho da Administração Municipal, que vem trabalhando antes mesmo do início das obras, a exemplo do constante diálogo que manteve com as pessoas que moravam na área. “A Prefeitura acompanhou desde o primeiro momento, inclusive pleiteando recursos junto às instâncias competentes, por reconhecer a importância de uma obra como essa para alavancar, ainda mais, o progresso de Vitória da Conquista”, ressaltou o prefeito Guilherme Menezes.

Orçado em R$ 60,3 milhões, o projeto do novo aeroporto prevê também um pátio para aviões com mais de 193 metros de comprimento por 50 de largura, além de uma pista para taxiamento de aviões, rampa de equipamentos, subestação elétrica, balizamento noturno e acessos viários. Há ainda o que existe de mais moderno no que se refere a serviços de prevenção, salvamento e combate a incêndios.

Outra importante característica do novo aeroporto será o sistema de operação por instrumento IFR (Instrument Flight Rules), equipamento que permite que o piloto conduza uma aeronave guiando-se pelos instrumentos de bordo, e não tendo de seguir referências visuais exteriores ao avião e que dependem das condições climáticas para operar.

*Integrando a comitiva, estavam presentes o chefe do Gabinete Civil, Márcio Higino Melo, a secretária de Infraestrutura Urbana, Debora Rocha, e o secretário de Comunicação, Ricardo Marques.

– See more at: http://www.pmvc.ba.gov.br/v2/noticias/governo-municipal-visita-as-obras-do-novo-aeroporto-de-vitoria-da-conquista/#sthash.uUj6m352.dpuf

Compartilhe!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens relacionadas