Bahia,Economia Solidária Encontro Regional de Gestores do Nordeste discute economia Solidária

Encontro Regional de Gestores do Nordeste discute economia Solidária

Cinquenta gestores públicos, eleitos delegados nas conferências estaduais de Economia Solidária da Região Nordeste, estarão reunidos em Salvador, quinta e sexta-feira, dias 18 e 19, para debater as contribuições da região para o Plano Nacional de Economia Solidária e preparar um documento que será levado à 3ª Conferência Nacional de Economia Solidária, prevista para novembro, em Brasília.

A Oficina Regional de Economia Solidária (Região Nordeste) é uma iniciativa da Rede de Gestores de Políticas Públicas de Economia Solidária e será realizada no Espaço Crescer, no prédio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), responsável pela Secretaria Executiva da Rede. A proposta do grupo é garantir a centralidade do tema: “Construindo um Plano Nacional da Economia Solidária para promover o direito de produzir e viver de forma associativa e sustentável”.

Reflexão – O encontro tem o apoio da Secretaria Nacional de Economia Solidária (Senaes), da Rede de Gestores de Políticas Públicas de Economia Solidária e da Fundação Interuniversitária de Estudos e Pesquisas sobre o Trabalho (Unitrabalho). A ideia da reunião é “promover uma reflexão sobre os temas da 3ª Conferência Nacional de Economia Solidária, buscando o acúmulo do conteúdo das Conferências Municipais, Regionais e Estaduais; o aprofundamento entre os conhecimentos já existentes e os novos; além de produzir sínteses do conhecimento já elaborado”, adianta Tatiana Reis, coordenadora de Formação e Divulgação da Setre e integrante da rede.

Ainda segundo Tatiana Reis, “a reunião, em Salvador, faz parte das ações previstas no projeto: Fortalecimento de redes de gestores de políticas públicas de Economia Solidária, fruto do convênio firmado pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE/Senaes)”. O projeto foi elaborado pela Fundação Unitrabalho, em parceria com a Rede de Gestores.

Quem é a rede – A Rede de Gestores, criada em 2003, é uma articulação de gestores de políticas de economia solidária de Prefeituras, Governos Estaduais e Governo Federal, com a responsabilidade de construir uma agenda comum entre seus membros, visando proporcionar intercâmbio, interlocução, interação, sistematização, proposição de políticas públicas governamentais e realização de projetos conjuntos para o fomento e desenvolvimento da economia solidária, buscando qualificar a proposição e ações desenvolvidas a partir dos órgãos de governo para este segmento.

A Secretaria Executiva da Rede de Gestores de Políticas Públicas de Economia Solidária foi assumida pela Setre, por meio da Superintendência de Economia Solidária (Sesol), em agosto do ano passado. “A indicação chegou como um reconhecimento pelo trabalho desenvolvido pela Secretaria desde 2007, quando a economia solidária tornou-se, de fato, uma política pública na Bahia”, observa o superintendente de Economia Solidária, Milton Barbosa, que representa a Setre, na Rede Gestores, tendo como suplente Tatiana Reis.

Além de assumir a Secretaria Executiva, a Setre passou a representar a Rede no Comitê Gestor do Programa Nacional de Incubadoras de Cooperativas Populares – Proninc; na Coordenação Nacional do Fórum Brasileiro de Economia Solidária (FBES); e na Frente Nacional dos Prefeitos (FNP). Entre outras ações, a Secretaria Executiva tem a responsabilidade de organizar e administrar o banco de dados da Rede; gerenciar conteúdos sobre políticas públicas de Economia Solidária no site e nas redes sociais; e representar a Rede em atividades por todo o Brasil.

Ascom Setre

16.09.2014

Antonio Luiz Diniz – DRT 1200

Compartilhe!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens relacionadas