Brasil,Saúde Segundo exame descarta suspeita de ebola no Brasil

Segundo exame descarta suspeita de ebola no Brasil

O Ministério da Saúde informou nesta segunda-feira(13) que deu negativo o resultado do segundo exame feito no paciente comsuspeita de ebola. O Instituto Evandro Chagas, em Belém, confirmou que o homemde 47 anos, procedente da Guiné, não tem o vírus.

Segundo o ministro Arthur Chioro, os critérios paraa alta do paciente serão analisados pela equipe médica do Instituto Nacional deInfectologia Evandro Chagas, no Rio, onde está internado. As pessoas quetiveram contato com ele, e que ficaram em observação, foram liberadas domonitoramento.

O ministro disse que as medidas de prevenção dadoença permanecem iguais. “Todas as medidas de prevenção e de vigilância emrelação ao ebola permanecem. Ao mesmo tempo em que passamos tranquilidade àpopulação, entendemos que se trata de uma enfermidade de risco pequeno, mas quenão podem ser descartadas as medidas de prevenção”, avaliou o ministro.

O homem natural da Guiné chegou ao Brasil no dia 19de setembro. Em Cascavel, o africano sentiu febre no dia 8 de outubro, e, nodia seguinte, procurou uma Unidade de Pronto-Atendimento. O Ministério da Saúdefoi acionado e o paciente transferido para o Instituto Nacional de InfectologiaEvandro Chagas, onde permanece internado para a identificação do problema que olevou ao hospital.

Foram feitos dois exames de sangue no paciente, umno dia em que o ministério foi avisado da suspeita e outro 48 horas depois. É oprocedimento indicado pela Organização Mundial da Saúde para confirmação oudescarte de um caso da doença.

A Guiné é um dos países da África Ocidental onde háuma epidemia de ebola. No país, pelo menos 1.350 pessoas foram contaminadas e778 morreram com a febre hemorrágica, desde o começo do ano. (Agência Brasil)

Fonte: http://www.jcom.com.br/

Compartilhe!
Tags:

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens relacionadas