Bahia,Brasil,Conquista,PMVC,Saúde Curso de Medicina da Ufba é anunciado oficialmente em Vitória da Conquista

Curso de Medicina da Ufba é anunciado oficialmente em Vitória da Conquista

Presente à cerimônia, o ministro da Saúde, Arthur Chioro, descreveu o fato como ‘uma grande conquista para a cidade’

A partir de 2015, os estudantes que participarem do Exame Nacional do Ensino Médio e se credenciarem no Sistema de Seleção Unificada para disputar vagas no ensino superior, terão uma opção a mais em Vitória da Conquista. No segundo semestre do ano, estará plenamente disponível, inicialmente oferecendo 45 vagas, o curso de Medicina no Campus Anísio Teixeira, da Universidade Federal da Bahia (Ufba).

O anúncio oficial foi feito na manhã desta quarta-feira, 22, no auditório do campus, em cerimônia que contou com a presença do ministro da Saúde, Arthur Chioro, e de várias autoridades municipais e estaduais. “É uma grande conquista para cada cidade conseguir não só um curso de Medicina, mas, fundamentalmente, valorizar e fortalecer a sua universidade pública”, afirmou Chioro, diante de uma plateia forma majoritariamente por estudantes.

O ministro disse ter-se “encantado” com o conteúdo do projeto político pedagógico do novo curso de Medicina, apresentado ao público pelo diretor do campus, Orlando Caires. “O nosso desafio hoje não é somente formar mais profissionais de saúde e mais médicos. É fazer uma formação profissional diferenciada, capaz de atender às necessidades de saúde da população brasileira no nosso sistema nacional de saúde”, acrescentou.

‘Passo importante’ – “Este campus está caminhando a passos rápidos para ser uma universidade federal”, afirmou o prefeito Guilherme Menezes, ao relembrar o apoio que sempre foi dado pela Administração Municipal, primeiro à implantação do campus no município, e em seguida ao processo de desmembramento. E, por fim, às atuais gestões em andamento para que se transforme numa universidade federal autônoma que atenda à região sudoeste.

“Precisamos pensar numa universidade que adentre mais as regiões vizinhas”, destacou o diretor do campus, Orlando Caires. Para o reitor da Ufba, João Carlos Sales, tal transformação será “um passo importante para a região e enriquecedor para a universidade”, e significará “a maturidade do campus”.

‘Quanto mais formação, melhor’ – Entre os estudantes presentes, estava Ronei França, 18 anos, atualmente no 4º semestre de Farmácia. Ronei comemorou a implantação do novo curso no campus, que já oferece seis opções na área da saúde – Enfermagem, Nutrição, Farmácia, Ciências Biológicas, Biotecnologia e Psicologia. “Quanto mais tiver formação de médicos apropriados, melhor. Tanto para a população quanto para a universidade, que vai ser mais vista”, observou o estudante.

Compartilhe!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens relacionadas