Brasil,Política ‘Essas eleições são as mais tranquilas dos últimos tempos’, diz presidente do TSE

‘Essas eleições são as mais tranquilas dos últimos tempos’, diz presidente do TSE

Bruno Lima, do R7, em Brasília

Dias Toffoli avaliou como "positiva" a organização das eleiçõesAndré Dusek/26.10.2014/Estadão Conteúdo

Na manhã deste domindo (26), durante coletiva de imprensa que abriu os balanços eleitores feitos ao longo do dia, o presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), ministro Dias Toffoli, avaliou como “positiva” a organização das eleições até o momento e afirmou que “essas eleições são as mais tranquilas dos últimos tempos”.

Segundo o primeiro balanço do TSE, até às 12h34 deste domingo, 1.733 urnas tiveram problemas e precisaram ser substituídas. Isso representa 0,40% das 428.894 urnas disponibilizadas para votação. O Tribunal também confirmou a prisão de 66 pessoas em todo o País presas associadas a crimes eleitorais.

Já nesta tarde, dados do 5º balanço do TSE, consolidado às 16h25, mostram que, até o momento, 2.823 urnas eletrônicas foram substituídas em todo o País, e 281 eleitores foram presos.

A maioria dos detidos é acusada de fazer boca de urna (152) ou propaganda irregular (39). 20 pessoas foram presas por transportar eleitores ilegalmente, 4 por fornecimento ilegal de alimentos 1 por corrupção eleitoral e 60 por outros motivos. O Rio de Janeiro registrou o maior número de prisões (80), seguido por Rio Grande do Norte (25) e Minas Gerais (29).

De acordo com Toffoli, os problemas apresentados no primeiro turno foram sanados e o pleito corre sem maiores transtornos à população.

— A avaliação é positiva. As falhas que aconteceram no primeiro turno eram pontuais. Aqui no DF foram falhas no equipamento de identificação e esses equipamentos foram substituídos. No Rio de Janeiro foi reforçado o treinamento.

Leia mais notícias de Eleições

Toffoli destacou que houve reforço para que evitar que os eleitores tirassem  fotos na cabine de votação, os chamados selfies, e que até o momento não nenhuma seção funcionando com urnas de lona ou cédulas de papel.

— Eu reafirmo aos senhores. Essas são as eleições mais tranquilas dos últimos tempos.

Dias Toffoli também comentou a morte de uma pessoa em Mossoró. De acordo com ele, o eleitor que morreu não votava no local. Ele estaria fugindo de uma perseguição.

— Não tem relação com eleição ou disputa eleitoral.

Fonte:http://noticias.r7.com/eleicoes-2014

Compartilhe!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens relacionadas