Meu Perfil

Meu Perfil

“conteúdo disponibilizado antes do período eleitoral – em atualização”

Perfil Pessoal

Geovane Viana, 34 anos, é brasileiro, casado, residente no bairro Patagônia, em Vitória da Conquista, sua cidade natal. É casado com Flávia Viana há 11 anos e tem como filhos Daniel, Débora, Giovana, Filipe e Júlia. É católico e membro da Paróquia Rainha da Paz, onde iniciou sua vida comunitária e política.

Perfil Comunitário

Do ponto de vista comunitário, Geovane iniciou suas atividades nos grupos de jovens de sua paróquia, onde ocupou diversos cargos, inclusive na coordenação da articulação paroquial da PJ sendo, hoje, coordenador arquidiocesano da Pastoral Familiar.

Essa experiência no trabalho pastoral serviu de base para a atuação comunitária, que teve sua ênfase na região do bairro Patagônia, onde atuou tanto na realização de eventos esportivos, culturais entre outros. Atualmente Geovane é vice-presidente da Associação de Moradores do bairro Patagônia.

Outro trabalho que merece destaque é a realização do projeto “Pré-Vestibular Solidário” que tem como objetivo proporcionar melhores condições de competição no vestibular da UESB para os alunos de diversos bairros da cidade. Hoje, este trabalho é desenvolvido em parceria com a ONG Instituto Conquistense de Inclusão Social, da qual é presidente.

Perfil Acadêmico

Bacharel em Ciências Econômicas – Economista – graduado pela UESB, com trabalho de conclusão de curso em Economia Solidária. Pós-graduando em Gestão Pública pela Faculdade Juvêncio Terra.

Perfil Profissional

Atividade profissional iniciada ainda na adolescência, exercendo diversos trabalhos informais até ser contratado, aos 15 anos, depois de aprovado em seleção pública, como estagiário do Banco do Nordeste onde, após o estágio de dois anos foi contratado como prestador de serviços na área de informática, trabalhando por mais 5 anos, até 1995. Com a experiência adquirida na área de informática, Geovane passou a dar aulas em uma escola da cidade, ajudando na capacitação de mais de 1200 jovens no período de 01 ano. Em 1997, é contratado como professor de informática dos funcionários da Prefeitura, tendo sido, dois anos depois, aprovado em primeiro lugar para Técnico em Informática no concurso público realizado pela Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista.

Como funcionário público municipal, Geovane atuou em diversas secretarias, tais como: Finanças e Planejamento, Educação,  Governo e Agência de Desenvolvimento, além da Câmara de Vereadores. Em 2001 foi nomeado gerente na equipe do Governo Municipal. Entre as funções desenvolvidas na prefeitura, destaca-se o trabalho realizado na coordenação do Orçamento Participativo nos anos de 1999/2000, quando conheceu todo o município durante as plenárias realizadas na zona urbana e rural. Foi de suma importância, ainda, sua passagem pela Secretaria de Educação, tendo sido o responsável por toda a informatização da secretaria, que dispunha apenas de quatro computadores e nenhuma rotina automatizada, inclusive várias escolas. Na sua saída desta secretaria, a mesma dispunha de quase 100 computadores e praticamente 100% dos trabalhos realizados de forma informatizada.

Os dois anos de trabalho na Secretaria de Governo ajudaram a aperfeiçoar suas habilidades como economista, tendo ajudado na elaboração de diversos projetos executados pelo governo. Mais recentemente, já em 2008, Geovane foi convidado para coordenar o setor de Economia Solidária da Agência de Desenvolvimento. O desafio era grande porque muitas ações relacionadas ao setor ainda não tinham sido desenvolvidas, exceto a realização das feiras de produtores. Neste sentido, o foco deste novo período foi a articulação com vistas a organização do movimento de Economia Solidária. Como frutos, destacam-se a criação da Associação de Economia Solidária, que reúne empreendedores que estavam isoladamente vinculados ao NEPS, a criação do Conselho Municipal de Economia Solidária, formado por representantes tanto do movimento, como de diversas entidades de fomento e apoio, além do poder público municipal. Neste período, ainda, foi firmado o convênio com o Governo do Estado para a construção do Centro Público de Economia Solidária. Outro ganho que merece destaque foi o fato de ter se criado nestes seis meses um clima de cordialidade entre as diversas entidades que fazem parte do movimento de economia solidária da cidade, bem como um aumento no espírito de cooperação e solidariedade. Como exemplo, neste mês de junho de 2008, conseguimos realizar uma feira junina unificada com todas as entidades.

É essa experiência que será colocada a serviço da população durante um futuro “aguardando chegada da data definida pelo TSE para publicar o conteúdo deste trecho do documento”. Experiência, conhecimento técnico, inserção nos movimentos sociais e disposição para o trabalho.

Perfil Político

Geovane Viana é filiado ao Partido dos Trabalhadores desde 1996, tendo participado da direção municipal já nos primeiros anos de filiação. Nunca militou em outro partido. Nestes 12 anos, atuou como membro tanto do Diretório quanto da Executiva, exercendo a função de tesoureiro, inicialmente e, até dezembro de 2007, atuando como secretario de comunicação.

Entretanto, sua militância política junto ao PT começa bem antes. Já em 1992, atuou na campanha de vereador, sendo um articulador da candidatura de Clóvis Carvalho na sua região. Em 1996, atua decisivamente na eleição do vereador José Carlos, pela região do Patagônia. Em 2000, coordena a campanha de Ailton Rocha, que é eleito. Novamente em 2004 coordena a mesma campanha que, embora tenha sito muito bem votada, não consegue ser eleita. Além disso, atuou na campanha de Wilton Cunha em 1998 e fez parte da coordenação da mesma campanha em 2002 – ambas sem sucesso eleitoral. Geovane ajudou também na eleição de Guilherme para Deputado Estadual e na sua primeira eleição para prefeito em 1996, bem como nas demais campanha de prefeito que se seguiram. Em 2006, atuou na coordenação da campanha para reeleição do Deputado Federal Guilherme Menezes.

Toda essa experiência política será colocada agora a serviço de sua “aguardando chegada da data definida pelo TSE para publicar o conteúdo deste trecho do documento”.

Perfil da campanha

“aguardando chegada da data definida pelo TSE para publicar o conteúdo deste trecho do documento”

Considerações complementares

Família

Junto com minha esposa, atuamos há 11 anos na Pastoral Familiar, da qual somos os atuais coordenadores Arquidiocesanos, depois de termos coordenado a pastoral paróquia Rainha da Paz, bem como em nível de cidade, em Vitória da Conquista. Nosso objetivo ao atuar com a Pastoral Familiar é ajudar as famílias de um modo geral, partindo do princípio de que a família é a célula principal da sociedade e é dela que brota uma sociedade justa ou injusta. Defendemos tudo que favoreça a vida e, neste sentido, somos contra todas as formas de interrupção da vida seja na sua forma inicial, com o aborto, seja na sua fase final, com a antecipação da morte. Defendemos e trabalhamos para que a sociedade seja mais justa e igualitária,  onde todos possam ter acesso a uma vida digna.

Sabemos, contudo, que esta tarefa não é fácil e depende da participação de todos. Por isso, acreditamos na organização popular e comunitária, seja com grupos religiosos, seja através de grupos sociais diversos, como forma de se alcançar melhoras na vida das pessoas e das famílias em geral.

Acreditamos em Deus como princípio e fim de todas as coisas e que sem a participação d’Ele nada tem sentido. Professamos e defendemos a fé católica, mas também defendemos o direito de cada um  expressar sua fé da forma que melhor convenha à sua consciência.

Juventude

“aguardando chegada da data definida pelo TSE para publicar o conteúdo deste trecho do documento”

Trabalho

“aguardando chegada da data definida pelo TSE para publicar o conteúdo deste trecho do documento”

Por fim

“aguardando chegada da data definida pelo TSE para publicar o conteúdo deste trecho do documento”

 

Vamos à luta, companheiros!

A todos que visitarem esta página, desejo que a Sagrada Família ilumine a vida a a família de cada um.

Felicidades

Geovane Viana

14 thoughts on “Meu Perfil”

  1. Oi Geovane! Também sou contra quaisquer tipo de interrupção da vida,seja por intermédio do aborto,bem como,pela eutanásia e,sobretudo, pelo homicídio,genocídio e coisas do gênero;afinal,num mundo onde cotidianamente se percebe a banalização da violência e, conseqüentemente, o desrespeito humano e o esfacelamento da família, é importante ter pessoas na sociedade comprometridas o resgate desses valores q cada vez mais, vão se ausentando do seio social. Portanto, a satisfação é minha em conhecer companheiros envolvidos com as nossas mais “sublimes instituições morais”. Ah! Conforme falei anteriormente,estou próximo da inserção no último semestre,visando a conclusão do curso de História na UESB.Logo,tenho como colegas pessoas que me deram boas referências suas. Ambas suspeitas: Jaimilton Fernandes(companheiro PT) e, Daiane(prima). Abraços. Jorge Luiz.

  2. Olá Geovane, nossa sempre visitei seu blog. mas so agora que percebi que você é economista!! Essa pode ser minha futura profissão, ja que passei na uesb e as aulas começam dia 12 de março!! mas para que eu venha ser seu colega de profissão dependo muito da aprovação no concurso!! ja passei na primeira fase fiquei em 29 para aux. adm. Será que teria como vc verificar quando será a contratação para os aprovados?? E poderia me explicar tbm como se dá o processo de segunda fase??

    Obrigado!!

    Ah!! me responda: Vale a pena ser economista??

  3. estou estudando para o concurdo de secretario de diligencia, será que vc tem algumas questões com gabarito para mim estudar melhor. grato

  4. Parabéns gostei do seu blog. Conheci você e sua esposa em alguns encontros diocesano a alguns anos atras logo que vocês casaram.Fiquei feliz em ver o nome dos seus filhos. A família cesceu hem! parabéns. Vejo que cresceu muito como profissional belo curriculo!!!
    Acredito que não se lembrade mim,mas foi bom encontrar o seu blog e relembrar aqueles bons encontros promovido pela arquidiocese. Sou de Caatiba.
    Abraços para você, sua esposa e filhos.
    11-10-2008

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *