Economia

Economia

Cenário econômico

A economia de Vitória da Conquista desenvolveu-se, até os anos 50, baseada na atividade pecuária, com a criação extensiva de bovinos para a produção de carne. Com a construção da rodovia Rio-Bahia, no início dos anos 60, a cidade tornou-se um importante ponto de apoio para o transporte de carga e de passageiros.
Na década de 70, o Programa Nacional de Recuperação e Renovação dos Cafezais (PRRC) incentivou o plantio de café na região de Conquista, com mais de 100 mil hectares de café arábica. O desenvolvimento do café foi surpreendente até os anos 80, quando uma queda de preços no mercado internacional iria se estender até a metade dos anos 90, inviabilizando a atividade e provocando o abandono de muitas roças. Esse período coincidiu com a implantação do Distrito Industrial dos Imborés, a 5 km da cidade, aproximadamente.
O Distrito foi ocupado apenas parcialmente, e nos anos 90, a cidade se transforma num centro de serviços, com um comércio varejista bem desenvolvido, uma universidade estadual, um setor de atendimento à saúde e uma rede hoteleira de qualidade.
No Século XXI, Conquista se apresenta com uma atividade agrícola consolidada. A cidade é referência regional nos setores de educação, saúde e também no comércio, que atraem milhares de usuários e consumidores dos municípios vizinhos. A cidade tenderá a se afirmar cada vez mais como um pólo importante de serviços rodoviários e como centro universitário e de pesquisas.

Agricultura
Apesar do crescimento do setor de serviços e comércio, e da expansão da indústria, a agricultura ainda é uma importante atividade econômica, representando, em 2001, R$48,8 milhões, aproximadamente 8,6% do PIB. Os principais produtos agrícolas são o café, que é responsável por 74% do valor da produção das lavouras, a banana, que representa 9%, e a produção de urucum, responsável por 8%. Outro setor importante é a produção de flores e a horticultura, que estão nos distritos, e em bairros como a Lagoa das Flores, onde há propriedades tecnificadas, que utilizam estufas, irrigação e hidroponia.
Pecuária
A principal atividade da pecuária é a criação de bovinos, com um efetivo de 92 mil cabeças de gado, aproximadamente. A produção leiteira diária, de 44 mil litros, é muito significativa, para os padrões da pecuária baiana. A produção de carne é o foco da bovinocultura do Município.
Indústria
Existem 106 estabelecimentos industriais em Conquista, segundo a Federação das Indústrias do Estado da Bahia – FIEB. A produção de alimentos e bebidas compõe o gênero com maior número de estabelecimentos, representando 26% do total.
O setor industrial emprega 2.863 pessoas, sendo o ramo da construção civil o mais representativo na ocupação de mão de obra, seguido da produção de alimentos e bebidas, responsável por 16% das ocupações, e da produção de minerais não metálicos, com 10%.
A maioria dos estabelecimentos (39 indústrias) se localiza no Distrito Industrial dos Imborés, localizado à margem da BR-116, no sentido Norte da Cidade. Todavia, existe uma quantidade significativa de estabelecimentos localizados em áreas residenciais, como os bairros Jardim Guanabara, Brasil e Candeias.
Ocupação da Mão de Obra
Segundo os dados do IBGE, comércio e serviços são os setores que empregam o maior número de pessoas no Município: 84% da mão de obra. A agricultura é responsável pela ocupação de apenas 1% da força de trabalho, enquanto a indústria ocupa 15%.
PIB
O Produto Interno Bruto atual, estimado pela SEI/SEPLANTEC, é da ordem de R$ 1,79 bilhões (ano 2008). A atividade terciária participa com 81,46% de todas as riquezas produzidas na cidade. A indústria representa 14,16% e a agricultura, 4,37%.
Indicadores Socioeconômicos
Segundo a SEI, o Índice de Desenvolvimento Econômico – IDE calculado para o ano de 2000, coloca o Município em 9º lugar no ranking estadual. Em termos de bem estar social, medido pelo Índice de Desenvolvimento Social, o município é o 6º colocado, e ocupa o 8 lugar em termos de desenvolvimento socioeconômico geral.

1 thought on “Economia”

  1. Seu site é uma porcaria, você copiou tudo de outros lugares já existentes na internet. Você é uma fraude! Devia ter vergonha. Decepcionei- me com voc~e.
    Tu és um nojo!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *